Caso Ouro Preto, todos perderam.

7 jul

Na semana em que finalmente se encerra a novela criada pela mídia marron, o caso Ouro Preto, muitos são os que comemoram a inocência dos quatro acusados de matar Aline Silveira Soares, que segundo o delegado e o promotor, ambos carentes de caráter e inteligência, foram rápidos em por a culpa num jogo qualquer, ao invés de investigar o caso ao fundo e juntar provas para o julgamento, tanto é verdade que o resultado final foi inocência por não haver provas contra os réus, isso porque a polícia teve apenas 8 anos pra juntar provas, tempo recorde para um julgamento na cidade. Mas temos mesmo motivos para comemorar?

Eu não estou aqui para comemorar, e sim para mostrar como uma imprensa ruim, um delegado preguiçoso e um promotor incopetente podem arruinar muitas vidas.

O primeiro perdedor nessa história foi o nosso hobby, já que após esse caso, muitas mães e pais proibiram seus filhos de jogar, afinal, se a TV dizia pra eles que aquilo era ruim, é porque deveria ser mesmo. Tal choque poderia ter sido revertido com uma ação mais firme da editora responsável pela maior parte dos rpgs publicados na época, mas isso não aconteceu.

Os perdedores seguintes foram os jovens presos e suas famílias. 4 dias depois da divulgação do culpado do crime, enjaulados como animais simplesmente porque tinham o “péssimo” hábito da leitura, e porque o “senhor delega” queria encerrar o caso logo, tanto é fato essa pressa em encerrar o caso que eles nem provas juntaram contra os réus, volto a repetir.

Mas se tem alguém que perdeu, mas que perdeu de verdade nessa história toda, essa pessoa se chama Maria José Silveira Soares, mãe de Aline. Viu sua filha sair de casa pra ir a uma festa, recebeu a notícia dias depois que a mesma havia sido morta brutalmente, depois de ter sido estuprada, levou dezenas de facadas e foi encontrada nua num cemitério. Não bastasse a dor da perda, aproveitadores com o intuito de se promover com o caso usaram a pobre senhora como ferramenta de difamação d o jogo que eles acreditavam ser demoniaco, por isso logo seria a causa do crime. Confrontada com as evidências de que sua filha havia sido morta na verdade por um traficante a quem ela devia, e que na verdade a filha estava pagando a dívida de drogas com sexo, é natural que ela se agarrasse a história que o promotor junto com o vereador Bentinho Duarte inventaram. Ao fim do julgamento, depois de 8 anos de dor e sofrimento essa mãe se entrega a verdade, diferente daquele que tem certeza de que os culpados estão sendo soltos, ela reagiu como se a versão mais crível fosse a real, e de que aqueles 4 jovens nada tinham a ver com o crime, como ficou provado. Fica a dor da perda brutal da filha querida, que com certeza era muito amada, fica o lar dilacerado pela eterna lembrança, de uma senhora, essa sim, que perdeu demais nessa história toda.

Uma fonte com nomes e fatos sobre esse caso: Sete Amigos

Anúncios

3 Respostas to “Caso Ouro Preto, todos perderam.”

  1. Edson Vicente Carli Junior 27/08/2009 às 21:04 #

    Desculpe desenterrar o post rs
    Mas foi triste sim, ela provavelmente foi quem mais perdeu sim. Claro que esta história levou muita gente ao prejuízo, os jovens que foram acusados e talvez (muito provável aliás) não terem nada a ver com o pato. Mas de fato, ninguém perdeu mais do que a mãe, que depois desse tempo todo se agarrando a chance de que os garotos fossem culpados, percebeu que a lei colocou os 4 a tapa sem uma prova que realmente indicasse eles como culpados. Pior o bandido pode estar solto, ou ter sido morto por outra ironia da vida.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Caso Ouro Preto - 08/07/2009

    […] Taverna do Leo […]

  2. E o culpado? « rflores87 - 14/07/2009

    […] Enteda melhor o caso aqui, aqui, aqui, aqui, aqui […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: